quarta-feira, 7 de maio de 2014

Guia da Copa: O xadrez croata está chegando.

A seleção croata necessitou da repescagem européia, superando a Islândia no confronto direto, para garantir sua vaga para a Copa do Mundo. A equipe treinada por Niko Kovac chega ao mundial sonhando em repetir ou quem sabe ultrapassar o feito alcançado em 98, onde alcançaram a terceira posição com jogadores como Suker, Boban e Prosinecki.

Após ficar fora do mundial em 2010, o time que vem ao Brasil é composto em boa parte por jogadores experientes e que disputam as grandes ligas européias. Jogadores como Pranjic, Srna, Modric e Mandzukic são as referências da equipe que tentará fazer bonito em terras tupiniquins com seu toque de bola refinado e um ataque de força e goleador, jogando num 4-4-2 com duas linhas de quatro e dois atacantes à frente, variando para um 4-3-3 com a saída de um dos meio campistas e a entrada de Eduardo da Silva, um dos brasileiros que jogarão a copa defendendo outras seleções.

A Croácia está no grupo A e estréia dia 12 de junho contra o Brasil, depois enfrenta Camarões no dia 18 de junho em Manaus e fecha a participação na primeira fase contra o México no dia 22 de junho.

Ponto forte:

A Croácia joga um futebol derivado da escola do leste europeu, que tem a tradição de revelar jogadores habilidosos e com uma técnica apurada. O meio de campo tem bons jogadores que reiteram essa tradição, e o ataque tem o artilheiro do Bayern de Munique: Mario Mandzukic. Destaque também para a força da equipe nas jogadas de bola aérea, tanto ofensiva quanto defensivamente, ainda mais quando tratamos do futebol atual onde várias partidas são decididas em lances de bolas paradas.

Ponto negativo:

A Croácia jogará desfalcada de Mandzukic na primeira partida contra o Brasil. Mas o principal problema está na defesa, que não contará com o seu pilar Simunic, que foi suspenso por 9 partidas pela FIFA ao fazer gestos nazistas para torcida croata após a classificação do time para o mundial. Para uma defesa que já não é de nível alto, tal desfalque deve atrapalhar ainda mais as ambições da Croácia. Os zagueiros são excessivamente lentos e os laterais não são exímios marcadores, o que pode ser letal quando forem enfrentar atacantes do nível de Neymar, Chicharito Hernández e Samuel Eto'o.

Os 23:

A seleção da Croácia deve vir ao Brasil com os seguintes convocados:

Goleiros: Pleitkosa, Subasic e Kalinic;
Zagueiros: Corluka, Lovren, Vida e Shildenfeld;
Laterais: Srna, Vrsaljko e Pranjic;
Meio campo: Kovacic, Badejl, Ilicevic, Modric, Kranjcar, Rakitic, Perisic e Vukojevic;
Atacantes: Olic, Eduardo, Jelavic, Petric e Mandzukic.

Time base:

Pletikosa; Srna, Lovren, Corluka e Pranjic; Perisic, Kovacic, Modric e Rakitic; Olic e Mandzukic.

O cara:

Luka Modric é o jogador que dita o ritmo da equipe xadrez. O atleta do Real Madrid é um verdadeiro motor no meio campo, tendo um grande poder de marcação e conseguindo vários desarmes, ao mesmo tempo organizando a equipe e sendo o cérebro de armação de jogadas do selecionado croata. Vive grande fase no seu clube, sendo titular da equipe merengue que volta a uma final da champions league após 12 anos e tem tudo para ser o cara da Croácia na copa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário