sábado, 10 de maio de 2014

Guia da Copa: Espanha vem com fúria em busca do Bi

Desde a conquista da Eurocopa em 2008, a Espanha deixou para trás o estigma de "quase", passando a ser respeitada como uma seleção top sempre favorita a qualquer título que dispute. O primeiro título mundial veio na África do Sul e coroou a geração de Casillas, Xavi e Iniesta como a melhor de todos os tempos da fúria. Jogando um futebol de muita posse de bola e marcação pressão desde a saída de bola do adversário, os espanhóis querem o bi mundial no Brasil.

Entretanto, os tempos já não são os mesmos. Apesar de ser uma das favoritíssimas ao título, a seleção espanhola parece ter caído de rendimento como a sua equipe base (Barcelona), e a final da Copa das Confederações do ano passado mostrou uma Espanha acuada como há muito tempo não se via, colocando em xeque a sua força. Apesar disso, os espanhois chegaram invictos a Copa do Mundo, classificando para o Brasil sem sustos maiores nas eliminatórias.

A Espanha está no grupo B e estréia na Copa do mundo dia 13 de Junho em Salvador, reeditando a final da última copa contra a Holanda. Depois, pega o Chile no dia 18 de Junho no Rio de Janeiro e encerra a primeira fase contra a Austrália em Curitiba no dia 23 de Junho.

Ponto forte:

A Espanha dificilmente dá chances aos adversários. Com a posse de bola como maior virtude, o "tiki-taka" utilizado tanto para atacar como para se defender, já que sem a bola o adversário não agride. Jogando num 4-3-3 bem definido, a fúria também se vale do seu conjunto, já que boa parte dos convocados formam a base da seleção desde a Euro 2008.

Ponto fraco:

É paradoxal, mas o excesso de posse de bola também é causador do principal defeito da equipe, a falta de definição das jogadas. Tanto que tal situação abriu espaço para que Diego Costa se naturalizasse espanhol e atue pela equipe na Copa do Mundo. O treinador Vicente Del Bosque espera que ele possa resolver essa falta de contundência no ataque da equipe, que sofre em algumas partidas por não matar os jogos. Vale lembrar ainda a deficiência em jogadas aéreas.

Os 23:

Os espanhóis ainda não sabem quem vai a Copa do Mundo, Vicente Del Bosque só irá anunciar seus convocados no dia 27 de maio, mas acredito que os 23 convocados serão:

Goleiros: Casillas, Reina e Diego Lopez;
Laterais: Juanfran, Jordi Alba, Moreno e Azpilicueta;
Zagueiros: Piqué, Sergii Ramos e Albiol;
Meio campo: Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Koke, Jesús Navas, David Silva, Isco, Césc Fábregas e Mata;
Atacantes: Diego Costa, Pedro e Negredo.

Time base:

Apesar de não ser constante nos 11, Vicente Del Bosque monta o time num 4-3-3. Seu time base deve ser:

Casillas; Juanfran, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Xabi Alonso, Busquets e Xavi; Iniesta, Diego Costa e Pedro.

O cara:

Iniesta foi o melhor jogador da europa de 2012 muito graças a conquista espanhola da Eurocopa. O jogador do Barcelona vem jogando bem, apesar da queda de produção da equipe. Com seu futebol de passes precisos e o que eu chamo de "velocidade inteligente", Iniesta é hoje o principal nome da Espanha em busca do Bi Mundial. Ele deve ser o termômetro da seleção espanhola no Brasil, e se for bem, tem tudo para levar sua equipe bem longe na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário