segunda-feira, 12 de maio de 2014

Guia da Copa: Holanda, a laranja ainda dará suco?

Depois do vice campeonato em 2010, perdendo a final na prorrogação contra a Espanha, os holandeses chegam a essa copa para quebrar o estigma de vice e levantar o caneco. Entretanto uma equipe desfalcada e vinda de um fracasso retumbante na Eurocopa 2012, onde foi eliminada na primeira fase não chega figurando entre as superfavoritas.

Os Holandeses estão sob o comando do polêmico Louis Van Gaal, que na primeira passagem pela seleção não conseguiu classificar os laranjas para a Copa do Mundo de 2002. Jogando no tradicional 4-3-3, os holandeses mantém a característica de jogarem com pontas abertos, com um futebol ofensivo, sempre buscando o gol.

Jogando no grupo B, os holandeses estreiam na copa no dia 13 de Junho enfrentando a Espanha em Salvador, depois seguem para Porto Alegre para enfrentar a Austrália no dia 18 de junho e jogam a partida derradeira da primeira fase diante do Chile no dia 23 de junho em São Paulo.

Ponto forte:

A seleção holandesa tem como principal arma o poder de fogo do seu ataque. Jogadores como Sneijder, Van Persie e Robben podem decidir o jogo a qualquer momento. Além disso, Van der Vaart e Huntelaar garantem a qualidade ofensiva no banco de reservas e podem ser armas interessantíssimas durante as partidas. Se Van Gaal conseguir fazer uma equipe jogando em função desses atletas, a Holanda pode alcançar até o sonhado título mundial.

Ponto fraco:

A defesa fraca é um problema sistemático da Holanda há algum tempo. Depois de uma geração de bons defensores como Frank de Boer, Stam e Cocu, a laranja não conseguiu repor jogadores à altura, tanto que seus defensores atuam no campeonato local, mostrando a frágil qualidade dos atletas nesse setor tendo em vista que o país sempre foi exportador de jogadores. As ausências de Strootman e Schaars, dois ótimos volantes também ajudam a aumentar ainda mais a desconfiança com relação a parte defensiva da equipe.

Os 23:

Louis Van Gaal ainda não convocou os 23 atletas que virão para o Brasil, mas a seleção deverá ser a seguinte:

Goleiros: Vorm, Cilessen e Krul
Laterais: Blind, Van der Wiel, Van Aanholt;
Zagueiros:  Vlaar, Indi, Willens, De Vrij;
Meio campo: N. de Jong, Fer, Maher, Sneijder, Van der Vaart, Robben, Clasie e Promes;
Atacante: Kuyt, Huntelaar, Van Persie, Lens e Depay.

Time base:

A Holanda atua num tradicional 4-3-3 que geralmente é escalado com:

Cilessen; Van der Wiel, Vlaar, Indi e Blind; Sneijder, De Jong, Clasie; Lens, Robben e Van Persie.

O cara:

Arjen Robben vem para essa copa querendo trazer a mentalidade vitoriosa do Bayern de Munique (seu clube) para a seleção holandesa. Com seus dribles secos e desconcertantes, o carequinha vem disputar a sua terceira Copa do Mundo com sede de título, para tirar o gosto amargo do vice campeonato de 2010, onde Robben perdeu um gol feito na final que poderia ter dado o título aos holandeses. O ponta tem como principal caracteristica jogar pela ponta direita para cortar pro pé esquerdo e chutar ao gol. Parece uma jogada simples mas é muito efetiva. Olho no Robben!

Nenhum comentário:

Postar um comentário