sábado, 10 de maio de 2014

Guia da Copa: Camarões: leões (in)domáveis.

Camarões se classificou para a Copa do Mundo do Brasil sem ter vencido nenhuma partida fora de casa. Preocupante para uma seleção que não se renovou bastante da equipe que saiu da copa passada com 3 derrotas e apenas dois gols marcados. Os camaroneses esperam não desapontar e apagar a imagem deixada na última participação em mundiais, quem sabe até alcançar uma classificação para a segunda fase da competição. Jogando um futebol ofensivo, a seleção camaronesa possui jogadores experientes jogando as grandes ligas européias, e espera que essa experiência traga resultados em campo. Apesar de ganharem um maior padrão tático nos últimos anos, o treinador Volker Finke ainda tem dificuldades principalmente no setor defensivo que é bastante vulnerável. A equipe joga com 3 volantes para tentar dar maior proteção a defesa. Não esperem uma equipe "irresponsável" como a que alcançou as quartas de finais em 90.

A seleção de camarões ficou no grupo A e estréia no dia 13 de junho em Natal contra o México, depois enfrenta a Croácia no dia 18 em Manaus e encerra a sua participação no dia 22 contra o Brasil em Brasília.

Ponto forte:

O trio de jogadores ofensivos composto por Moukandjo, Webó e Eto'o é o carro chefe dos leões indomáveis. Com seus gols, dribles e passes, esses jogadores produzem a grande maioria de jogadas de ataque da equipe, unindo técnica e força. Assou-Ekotto é um bom lateral que apoia bem o ataque, pode ser um elemento surpresa nas jogadas pela lateral esquerda, ainda mais tendo um matador de classe mundial como Samuel Eto'o.

Ponto fraco:

Apesar de jogar com um trio de volantes, o selecionado de Camarões tem problemas defensivos. O goleiro não é lá muito confiável, já é um veterano que passou do ápice da carreira há algum tempo. Fora isso, as questões extra campo prejudicam bastante, com conflitos entre jogadores e a federação, a eterna discussão sobre premiação que ronda principalmente os africanos, a constante ameaça de aposentadoria da seleção de sua principal estrela (Eto'o)... Muitas questões a serem resolvidas. E numa Copa do Mundo isso pode ser crucial.

Os 23:

Camarões deve vir ao Brasil com a seguinte equipe:
Goleiros: Kameni, Assembé e Itandje;
Zagueiros: N'Kolou, Chedjou, Matip, Nonkeu e Bassong;
Laterais: Nyom, Assou-Ekotto, Bedimo;
Meio campo: Makoun, Song, M'bia, Olinga, Guémo, Enoh, Emaná;
Atacantes: Eto'o, Idrissou, Choupo-Moting, Webó e Moukandjo.

Time base:

Jogando numa variação entre 4-4-2 e 4-3-3, com Moukandjo fazendo ora o quarto homem do meio campo, ora um terceiro atacante, Camarões é escaladopelo treinador alemão Volker Finke com:

Kameni; Nyom, N'Koulou, Chedjou, Assou-Ekotto; Song, M'bia, Makoun; Moukandjo; Webó e Eto'o.

O cara:

O maior jogador camaronês da última década, e talvez o maior de todos os tempos, Samuel Eto'o é o grande nome da equipe na Copa do Mundo. Com passagens por Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão, o atacante do Chelsea chega ao Brasil para jogar provavelmente a sua última copa e não quer se despedir da maior competição de futebol do mundo fazendo feio. Apesar de uma temporada irregular, Eto'o ainda é letal e pode fazer com que Camarões alcance a segunda fase da competição, feito inalcançado desde 1990. Autor dos únicos dois gols camaroneses na copa de 2010, Sammy espera que seus companheiros estejam cientes da importância dessa competição para a sua carreira brilhante e polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário