sábado, 17 de maio de 2014

Guia da Copa: Costa do Marfim, os elefantes que incomodam.

A Costa do Marfim vem para a terceira participação consecutiva em Copa do Mundo buscando ultrapassar os desempenhos anteriores, onde caíram ainda na fase de grupos. Os marfinenses chegam em busca da consagração de uma geração muito rica tecnicamente, mas que nunca conquistou algo significativo nem no âmbito continental, nem mundial.

Para isso, os elefantes vão levar ao Brasil o que tem de melhor. Estrelas como Drogba e Yayá Touré estarão em campo para fazer com que a Costa do Marfim alcance a fase de oitavas de final. Jogando um futebol de força e apostando no oportunismo de Drogba, que também faz o trabalho de pivô para os jogadores que chegam de trás concluírem as jogadas, os marfinenses esperam sair de promessa a realidade.

A Costa do Marfim está no grupo C e inicia sua jornada na copa diante do Japão em Recife no dia 14 de Junho. Depois segue até Brasília para enfrentar a Colômbia no dia 19 de junho e conclui a fase de grupos jogando diante da Grécia dia 24 de junho em Fortaleza.

Ponto forte:

A seleção marfinense mantém uma base de jogadores há algum tempo, e se aproveitam disso em campo. Os jogadores se conhecem muito e tiram proveito das características de cada atleta para moldarem seu futebol. Bolas paradas são muito fortes e o jogo pelas laterais é constante, explorando a velocidade de Kalou e Gervinho pelas pontas, dentro do esquema 4-2-3-1 que a Costa do Marfim atua.

Ponto fraco:

Apesar de atuar com 3 volantes de ofício, com Yaya Touré sendo liberado pra atacar, a Costa do Marfim tem problemas defensivos, principalmente pelas laterais. Os seus homens de lado da defesa apoiam constantemente, deixando os buracos que os zagueiros lentos não conseguem cobrir. Caso não haja uma responsabilidade tática maior da equipe na defesa, não vejo os marfinenses chegando longe na competição.

Os 23:

O treinador Sabri Lamouche convocou 28 jogadores para a Copa, mas irá cortar 5 deles  até 2 de junho. Creio que a lista dos 23 deverá ser:

Goleiros: Barry, Gbohouo e Mandé;
Defesa: Aurier, Angoua, Djedje, Zokora, K. Touré, Bamba e Boka;
Meio campo: Tioté, Die, Diomande, Konan, Y. Touré, Gradel e Bolly;
Atacantes: Drogba, Bonny, Doumbia, Kalou, Gervinho e Traoré.

Time base:

Jogando num 4-2-3-1, a Costa do Marfim tem como base:

Barry; Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Die e Tioté; Kalou, Y. Touré e Gervinho; Drogba

O cara:

O melhor jogador africano pela terceira vez consecutiva, Yaya Touré chega a esta Copa do Mundo como o destaque da sua equipe, ainda que Drogba seja o capitão e artilheiro. Com sua marcação forte e seu bons passes, Touré é o cérebro da equipe, onde todas as jogadas passam pelos seus pés. Apesar da grande responsabilidade, o volante do Manchester City tem tudo para jogar muito e fazer uma grande Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário