terça-feira, 6 de maio de 2014

Guia da Copa: Brasil pronto para triunfar em casa (?)

Brasil 2014. Uma copa do mundo em casa 64 anos depois ao Maracanazzo, com uma equipe jovem e promissora e comandada pelo técnico que foi o último que conseguiu conquistar o campeonato mundial em 2002. Essa é a aposta canarinho em busca do hexacampeonato.

Que não se enganem os adversários: o fator casa joga muito a favor do Brasil. A Copa das confederações deu mostras de que o torcedor brasileiro vai jogar junto com o time, principalmente se ele corresponder dentro de campo. Uma equipe segura na defesa, forte no meio campo e com um ataque letal é a receita de Felipão para o sucesso. Sua equipe base é formatada no 4-2-3-1 e se baseia na forte marcação quando está sem a bola e numa transição rápida ao ataque, com as jogadas sendo o mais rapidamente possível definidas, acentuando a característica de futebol agudo que é peculiar ao treinador.

O Brasil está no grupo A junto com Croácia, México e Camarões. Não é um grupo fácil, mas é acessível. Apesar das dificuldades, os brasileiros devem confirmar o primeiro lugar do grupo. A equipe estréia dia 12 de junho em São Paulo contra os croatas, depois enfrenta o México dia 17 de junho em Fortaleza e termina sua participação na primeira fase no dia 23 de junho contra Camarões em Brasília.

Ponto forte:

O Brasil tem como principais pontos fortes a sua defesa sólida composta por jogadores que estão entre os melhores defensores do futebol europeu em suas posições e um meio de campo combativo unido a um poder de fogo grandioso no ataque. A movimentação constante de Hulk, Oscar e Neymar pode ser a chave pro sucesso da equipe.

Ponto fraco:

Um time composto de jovens podem sentir a pressão da obrigação de vencer a copa do mundo em casa. O Brasil tem em Neymar (21 anos) a maior esperança e responsabilidade, mas isso em uma copa do mundo pode ser demais. A ausência de craques mais experientes para dividir tal responsabilidade pode pesar numa partida conrra um rival de grande porte como Holanda ou Espanha que serão os prováveis adversários nas oitavas de finais. Outro questionamento é a fase negativa atravessada por alguns atletas em seus clubes, como Paulinho, Fred e Julio Cesar.

Os 23:

Goleiros: Júlio César, Jefferson e Victor;
Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Henrique;
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell;
Volantes: Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Fernandinho e Hernanes;
Meias: Oscar, Willian, Bernard;
Atacantes: Neymar, Hulk, Fred e Jô.

Time Base:

J. César; Dani Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Hulk, Oscar e Neymar; Fred.

O Cara:

Se Neymar for bem, o Brasil tem boas chances de sair do Maracanã no dia de 13 de Julho como hexacampeão. O atacante do Barcelona teve uma temporada de altos e baixos no clube catalão, com algumas lesões sem muita gravidade, mas que deixa receosa a torcida verde e amarela. Apesar disso vem crescendo a cada jogo com a 10 do Brasil, se encaixando perfeitamente no esquema de jogo brasileiro, flutuando entre as pontas e girando pelo meio, participando da grande movimentação do trio de "meias" que municiam Fred.

Nenhum comentário:

Postar um comentário