sábado, 31 de maio de 2014

Guia da Copa: Portugal em busca do conto de fado.

Portugal conseguiu passagem para a Copa do Mundo no Brasil após superar a Suécia de Ibrahimovic na repescagem das eliminatórias européias. A equipe de Paulo Bento teve problemas para se classificar, principalmente devido a extrema dependência de Cristiano Ronaldo para vencer.

Os Portugueses já não tem mais uma equipe tão equilibrada como outrora, mas ainda possuem bons jogadores que podem conseguir levar a seleção a atingir coisas grandes na competição. Com um futebol vertical ofensivamente e com uma defesa bem postada, a equipe tem potencial para jogar em pé de igualdade com quaisquer equipes nesta copa.

Portugal está no grupo G e estréia encarando a fortíssima Alemanha no dia 16 de junho em Salvador. Depois, segue para Manaus onde enfrenta os Estados Unidos no dia 22 de junho e finalizam a sua participação na primeira fase diante de Gana no dia 26 de junho em Brasília.

Ponto forte:

A velocidade da transição do meio campo para o ataque feita pelo meia João Moutinho é a principal arma ofensiva de Portugal, geralmente buscando Cristiano Ronaldo para que ele decida em favor da equipe. Portugal tem como característica justamente essa velocidade em atacar, pois a equipe normalmente não trabalha muito a bola, sempre busca a forma mais rápida de chegar ao gol adversário.

Ponto fraco:

O principal ponto negativo para a equipe portuguesa é a grande dependência da equipe em jogar em função do seu astro. Cristiano Ronaldo é atualmente o melhor jogador do mundo, mas falta ao seu redor uma equipe melhor estruturada e equilibrada para ser considerada uma das favoritas ao título.

Os 23:

Paulo Bento já escolheu os 23 jogadores que virão ao Brasil. São eles:

Goleiros: Beto, Eduardo e Rui Patrício;
Defesa: André Almeida, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Neto, Pepe e Ricardo Costa;
Meio campo: João Moutinho, Miguel Veloso, Raúl Meireles, Rúben Micael e Willian Carvalho.
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Éder, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani, Rafa, Varela e Vieirinha.

Time base:

O treinador Paulo Bento normalmente escala a equipe portuguesa num 4-3-3 tradicional com a seguinte equipe:

Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.

O cara:

Não poderia ser outro jogador que não o atacante do Real Madrid e atual melhor jogador do mundo pela FIFA. Cristiano Ronaldo vem de uma temporada espetacular, onde conquistou dois títulos com o Real Madrid, além de ter sido o artilheiro da Champions League quebrando o recorde de gols em uma só temporada, marcando 17 vezes na competição onde o Real Madrid foi decacampeão. Dos pés de Cristiano é que será selado o destino da seleção Portuguesa nesta Copa do Mundo. Sua atuação no mundial será o termômetro da participação portuguesa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário