quinta-feira, 8 de maio de 2014

Guia da Copa: México em busca de história.

Após uma péssima eliminatória da CONCACAF onde os mexicanos ficaram atrás dos Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, "el tri" teve que jogar a repescagem mundial diante da Nova Zelândia para se classificar para o mundial no Brasil. Com duas goleadas, os mexicanos espantaram a zebra e vem para esta copa confiantes de atingir no mínimo as quartas de finais. Para isso o treinador Miguel Herrera conta com a base da equipe campeã olímpica em 2012 mesclada com veteranos como Rafa Marquez e Guardado.

A equipe mexicana atua num 4-4-2, com o meio campo formatado com dois volantes a frente da defesa e dois meias de criação, municiando Chicharito e Peralta, que são os atuais artilheiros da equipe mexicana nesse ciclo. Até pela característica tática, os mexicanos utilizam muito seus laterais para o ataque, fazendo jogadas de velocidade pelos lados do campo. Velocidade e técnica são as principais características do futebol mexicano.

O México está no grupo A e estréia na copa no dia 13 de junho em Natal contra a Camarões, depois segue para Fortaleza para jogar contra o Brasil no dia 17 e encerra a fase de grupos dia 23 contra a Croácia em Recife.

Ponto forte:

Jogadores como Peralta, Giovanni dos Santos e Chicharito são vencedores na base e trazem essa mentalidade vencedora para a equipe. Apesar da crise no ano passado, o México tem equipe para surpreender e atingir o seu objetivo de chegar entre as 8 melhores equipes do planeta. Jogadores habilidosos e técnicos que podem decidir a partida num lance, unidos a um coletivo que está tomando forma é a aposta para que o México chegue lá.

Ponto fraco:

Os problemas internos do México são complicados, com jogador pedindo dispensa da seleção (Carlos Vela) e seguidos casos de indisciplina fizeram o treinador Miguel Herrera trazer somente jogadores que atuam no México para disputarem a repescagem decisiva contra os Neozelandeses. Funcionou, o México obteve a sua vaga, e agora para a copa a imprensa discute se os jogadores "gringos" devem ou não ser chamados. Essa cisão pode atrapalhar a equipe numa competição tão complicada como a Copa do Mundo.

Os 23:

O México divulgou hoje a sua lista de convocados, composta por 23 atletas que são:

Goleiros: Corona, Ochoa e Talavera;
Zagueiros: Rafa Marquez, Rodriguez, Reyes e Moreno;
Laterais: Ponce, Aguillar, Layun e Salcido;
Meio campo: Brizuela, Herrera, Guardado, Peña, Montes, Fabián, Vazquez e Medina;
Atacante; Giovanni dos Santos, Peralta, Chicharito Hernandez e Pulido.

Time base:

No 4-4-2 mexicano, o time base do treinador é escalado com:
Ochoa; Aguilar, Rafa Marquez, Rodriguez e Layún; Medina, Peña, G. Dos Santos e Guardado; Peralta e Chicharito.

O cara:

Javier Hernández, o Chicharito, é o astro do futebol mexicano. Revelado pelo Chivas Guadalajara, o atacante do Manchester United é a grande esperança de gols na Copa do Mundo. Centroavante rápido e que se posiciona bem dentro da área, bom finalizador e cabeceador, ele deve dar dor de cabeça para as defesas adversárias. Apesar de não estar numa grande fase no Manchester United, Chicharito tem tudo para pavimentar o caminho do México rumo a fase de mata-mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário