terça-feira, 27 de maio de 2014

Guia da Copa: Argentina vai chorar por nós?

O maior rival do Brasil chega ao mundial com sede de sucesso. Os argentinos tem fome de título, que não conquistam desde 1993 com a Copa América no Equador. Como um tango de Gardel, suas últimas participações em mundiais tem sido decepcionantes, incluindo uma queda precoce na primeira fase em 2002 e 3 eliminações nas quartas de finais (98, 2006 e 2010).

Para essa Copa do Mundo, a Argentina deposita suas esperanças no setor ofensivo, formado por jogadores como Higuaín, Agüero, Dí Maria e Messi. Jogadores que poderão ser decisivos para os hermanos conquistarem o caneco. Jogando num 4-3-3 pouco ortodoxo, onde Messi joga como atacante central um pouco mais recuado, Alejandro Sabella está encontrando um equilíbrio entre defesa e ataque.

A Argentina estréia no dia 15 de junho diante da Bósnia no Rio de Janeiro. Logo em seguida, viaja para Belo Horizonte para defrontar o Irã no dia 21 de junho e encerra a primeira fase diante da Nigéria no dia 25 de junho em Porto Alegre.

Ponto forte:

A Argentina tem o melhor conjunto ofensivo dentre as 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo. A genialidade de Messi é bem acompanhada com Agüero, Higuaín e Dí Maria, que juntos formam um ataque com um poder de fogo imenso. Se fosse para cravar algo nessa Copa do Mundo, seria que a Argentina terá o melhor ataque da competição, até pela ajuda tida no sorteio dos grupos. Jogadas de velocidade pelos lados, tabelas rápidas pelo meio, dribles desconcertantes e finalizações certeiras é o que esse ataque deve trazer ao Brasil.

Ponto fraco:

Apesar de certa evolução, o setor defensivo da Argentina ainda preocupa. O esquema ofensivo implantado por Sabella, ainda que conte com a constante ajuda de Dí Maria na marcação, ainda deixa expostos a dupla de zaga mediana composta por Garay e F. Fernández. Ao meu ver, só a Holanda tem uma defesa pior que os argentinos dentre as seleções consideradas tops.

Os 23:

O treinador argentino Sabella ainda não definiu a sua lista final de 23 jogadores. Convocou 30 atletas, mas a minha aposta dos 23 que virão ao Brasil está em:

Goleiros: Andujar, Orion, Romero;
Defesa: Campagnaro, Demichellis, F. Fernández, Garay, López, Rojo e Zabaleta;
Meio campo: Banega, Dí Maria, Gago, Mascherano, Pérez, Sosa, Álvarez e Maxi Rodríguez;
Atacantes: Agüero, Messi, Higuaín, Lavezzi, Palacio.

Time base:

Jogando num 4-3-3 onde Messi joga como o atacante centralizado mais recuado, a Argentina tem como base a equipe seguinte:

Romero; Zabaleta, F. Fernández, Garay e Rojo; Mascherano, Banega e Dí Maria; Messi, Agüero e Higuaín.

O cara:

No meio de tantos craques, ainda assim não existem dúvidas de que Lionel Messi seja o cara da seleção Albiceleste. O atacante do Barcelona tem consigo as esperanças (e desconfianças) do povo argentino para trazer a Copa do Mundo tão almejada. Até porque Messi vinha atuando bem pela seleção nas eliminatórias, onde foi artilheiro e classificou os hermanos em primeiro lugar com sobras. Todos sabemos o que esperar de Messi, mas ainda existem dúvidas se ele conseguirá corresponder numa Copa do Mundo. Talvez o Brasil seja o palco da sua consagração. Esperamos que não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário