quinta-feira, 29 de maio de 2014

Guia da Copa: O Irã é um terror?

A seleção iraniana volta a disputar uma Copa do Mundo e vem ao Brasil após se classificar em primeiro no grupo A das eliminatórias asiáticas. A equipe é dirigida pelo português Carlos Queiroz, treinador da seleção de Portugal na Copa do Mundo de 2010. A equipe é formada por muitos atletas que atuam no futebol do oriente médio, mesclados com alguns atletas que jogam na europa.

A equipe iraniana tem como característica o jogo físico, um futebol jogado com força. A equipe atua com um 4-4-2 formado por dois volantes e dois meias quase que jogando como pontas e dois atacantes centralizados, respeitando a tradição do futebol da região, apesar do treinador português cobrar um pouco mais de toque de bola dos seus comandados.

O Irã joga no grupo F, e enfrenta na estréia a equipe da Nigéria no dia 16 de junho em Curitiba. Depois segue para Belo Horizonte para enfrentar a equipe da Argentina no dia 21 de junho, e finaliza sua participaçao no grupo E encarando a Bósnia no dia 25 de junho em Salvador.

Ponto forte:

A equipe do Irã tem como principal virtude as bolas aéreas, tanto que a equipe se utiliza de muitos lançamentos longos e cruzamentos na área como principais armas de ataque. As bolas paradas também fazem parte do repertório de ataque da equipe iraniana que busca surpreender neste mundial.

Ponto fraco:

O condicionamento físico dos atletas nitidamente cai de produção após os 15 minutos do segundo tempo. A equipe deve sentir as variações térmicas no Brasil durante o mês de junho, e isso pode ser decisivo para uma boa atuação dos iranianos nesta competição. Num torneio de tiro curto como a Copa do Mundo,o preparo físico é vital para a pretensão das 32 seleções.

Os 23:

O português Carlos Queiroz ainda não anunciou a lista final de convocados, mas a tendência é que eles sejam:

Goleiros: Davari, A. Haghighi e Ahmadi;
Defesa: Heidari, Mahini, Beitashour, Montazer, Hosseini, Sadeghi, Khanzadeh, Alenemeh, Beikzadeh;
Meio campo: Nekouman, Teymourian, R. Haghighi, Hadafifar, Rahmani;
Atacantes: Dejagah, Shojaei, Jahanbakhsh, Ghoochannejad, Azmoun e Ansarifard.

Time base:

A equipe iraniana atua num 4-4-2, normalmente escalado com:

Ahmadi; Heidari, Sadeghi, Hosseini, e Beikzadeh; Nekounam, Teymourian, Dejagah e Shojaei; Ghoochannejhad e Ansarifard.

O cara:

Teymourian é o termômetro do time, o jogador mais habilidoso da equipe. O volante é o toque de qualidade do meio de campo, o único capaz de trabalhar a bola com qualidade e fazer jogadas diferentes do que o time está acostumado a fazer. Provavelmente dos pés dele sairão as principais jogadas de perigo dos iranianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário