quinta-feira, 15 de maio de 2014

Guia da Copa: Colômbia e o limite de vôo das águias.

Depois de 16 anos, a Colômbia volta a disputar o principal torneio de seleções do mundo. Com uma grande geração de jogadores, os colombianos fizeram bonito nas eliminatórias para a Copa do Mundo e chegam ao Brasil como cabeça de chave do grupo C, devido ao ranking da FIFA à época do sorteio dos grupos. Uma vitória de virada sobre o Chile por 2x1 no El Campin em Bogotá selou a classificação dos "cafeteros".

A Colômbia é treinada por José Pekerman, treinador argentino que ja treinou a seleção albiceleste na copa de 2006. Pekerman soube montar a Colômbia explorando ao máximo o potencial e as características dos grandes jogadores da seleção, fazendo com que a equipe jogue um bom futebol com muito toque de bola, um meio de campo refinado que trabalha bem a bola para que os atacantes tenham grandes possibilidades de marcarem os gols. Com o poder de fogo de jogadores como Jackson Martínez e Falcão Garcia, o ataque colombiano tem potencial de ser um dos melhores da copa.

A Colômbia estreia no dia 14 de junho contra a Grécia em Belo Horizonte, depois pega a Costa do Marfim em Brasília no dia 19 de junho e encerra sua participação na fase de grupos contra o Japão no dia  24 de junho em Cuiabá.

Ponto forte:

A Colômbia conta com um dos melhores ataques da competição, em tese. Com jogadores como Guarín, James Rodriguez, Cuadrado, Martínez e Falcão Garcia, o poder ofensivo do meio pra frente é altíssimo, e as defesas terão dificuldades de parar essa engrenagem de fazer gols. O estilo de futebol ofensivo que Pekerman implementa em suas equipes também colabora pra essa expectativa no ataque colombiano, que combina bem as jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo com Cuadrado e Armero fazendo uma dobradinha perigosa.

Ponto fraco:

Mais uma defesa nesse mundial que não inspira grande confiança. Apesar de nomes experientes como Yepes, Perea e Zapata os colombianos possuem uma zaga muito lenta, que combinados com laterais que sobem muito ao ataque e volantes que gostam de sair pro jogo, produzem uma defesa muito desguarnecida. Equipes rápidas na frente e com um bom poder defensivo podem dar bastante trabalho as águias colombianas.

Os 23:

A seleção Colombiana já enviou a FIFA sua lista de 30 jogadores, mas os 23 que devem vir ao Brasil são:

Goleiros: Ospina, Vargas e Móndragon;
Defesa: Yepes, Zapata, Perea e Mosquera;
Laterais: Armero, Zuñiga, Arias e Valdes;
Meio campo: Guarín, Cuadrado, James Rodríguez, Aguillar, Quintero, Valencia, Macnelly Torres e Ibarbo;
Atacantes: Muriel, Martinez, Falcão Garcia e Gutiérrez.

Time base:

Escalado num 4-4-2 tradicional, a Colômbia deverá jogar com:

Ospina; Arias, Perea, Yepes e Armero; James Rodríguez Aguillar, Guarín e Cuadrado; Martínez e Falcão.

O cara:

Não poderia ser outro senão Falcão Garcia, o artilheiro colombiano que atualmente atua pelo Monaco. Ele é um dos principais responsáveis pela classificação dos colombianos para a Copa do Mundo, com seus gols importantes em monentos decisivos. Entretanto, Falcão ainda luta para se recuperar de uma lesão sofrida no joelho, quando atuou pela copa da França em Janeiro deste ano. Provavelmente ele não deverá estar 100% no primeiro jogo dos colombianos, mas ainda luta para estar pronto para jogar toda a Copa do Mundo. Acredito que consiga se recuperar a tempo mas não sei se conseguirá manter o bom desempenho devido a tanto tempo parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário