segunda-feira, 5 de março de 2012

O voo do Ganso

O ano passado não foi uma maravilha para paulo Henrique ganso. Apesar dos títulos da Libertadores e Paulistão, o meia santista sofreu com contusões, problemas extra-campo por conta da sua situação contratual com o Santos e divergência entre o fundo de investidores que possuem um percentual dos seus direitos econômicos e o Santos. Em meio a isso tudo, seu futebol ficou meio escondido, tendo apenas alguns bons momentos como o jogo contra o Cerro Porteño na Libertadores do ano passado. 

Com toda essa situação, Ganso passou a ser questionado pelas atuações. Seria Ganso um jogador de "vidro"? Ganso é realidade, ou ainda promessa? Merece ser o 10 da seleção? Enfim. A Copa América também não ajudou, pois seu futebol encontrou uma seleção bagunçada, sem nenhum padrão, e acabou decepcionando na competição. A final do mundial de Clubes contra o Barcelona, onde o time do Santos foi massacrado em Yokohama, mostrou um ganso apático, acompanhando todo o time.

Em 2012, os titulares do Santos estrearam no paulista mais tarde, priorizando as férias dos jogadores principais da equipe. Ganso voltou, fez pré temporada sem lesão alguma. Após algumas dificuldades no início, o Santos ostenta uma bela sequencia de 7 vitórias consecutivas no campeonato Paulista. E apesar de estrear com derrota na Libertadores, o time jogou bem na altitude, criando inúmeras chances de gol, muitas delas criadas por Paulo Henrique ganso.

O clássico de ontem entre Santos e Corinthians mostrou um Ganso decisivo. Com um belo passe para Ibson marcar o Gol da vitória, Ganso foi o principal jogador do Peixe em campo. Distribuindo o jogo no meio de campo, Ganso acertou 52 dos 58 passes tentados além de acertar 3 de 4 lançamentos tentados. Além disso tudo, uma dos maiores defeitos de Ganso vem aos poucos sendo corrigido, que é a sua recomposição defensiva no meio de campo. Obviamente, Ganso não vai virar um marcador implacável, mas pelo menos está entendendo que é necessário compor os espaços para poder ter a bola nos pés novamente.

Ganso dá passe para Ibson marcar o gol da vitória Santista. Fonte: Espn.com.br

Diante do quadro em que se encontra a seleção brasileira, é animadora essa melhora no futebol do meia santista. Se ele se manter fora das confusões em que se meteu ultimamente, além de se manter saudável, será uma grande peça para a seleção e para o Santos. Como apreciador de futebol, e admirador de Ganso, é bom saber que o meia de classe ainda tem espaço no futebol "avolantado" que anda sendo praticado no Brasil. Mantenha o voo Ganso...

Um comentário:

  1. O Ganso é o tipo de jogador que o Brasil precisa valorizar. No futebol atual, todo mundo tem força e condicionamento fisico (característica marcante dos volantes de outrora), o que faz diferença é a capacidade técnica e a postura tática. O Ganso provou ontem que tem as duas! A camisa 10 da Seleção tem que ser dele!

    ResponderExcluir