quinta-feira, 22 de março de 2012

Atraso na Lei Geral da Copa encobre o que é realmente importante.

Mais uma vez a Lei Geral da Copa não foi votada por questões políticas. Desta vez, a oposição iniciou uma "operação tartaruga " para colocar a Votação do Código Florestal na pauta do congresso. Enquanto a grande mídia noticia os "grandes" problemas como a proibição de cerveja nos estádios ou a questão da meia entrada (que é importante mas perto de outras questões fica num plano secundário), os principais debates ficam escanteados e esquecidos pelo grande público.

Porque a grande mídia não discute os elefantes brancos que estão sendo construídos em forma de estádio? Cidades como Cuiabá, Manaus, Brasília que não tem times nem na série B, vão ganhar estádios com capacidades entre 30 a 60 mil pessoas para receber no máximo 3 ou 4 jogos de copa do Mundo. Dificilmente vejo alguém questionando: e depois? O que será feito nesses estádios? esses lugares tem potencial de manter uma estrutura desse porte movimentada todo o ano? Eu duvido muito.

Outra questão crítica são as obras de mobilidade social nas cidades sede. As notícias são de que nada ou quase nada foi feito para melhoria dos transportes públicos. Ao contrário, vemos algumas cidades com problemas nos trens e metrôs no Rio e São paulo na semana passada. Os aeroportos cada vez mais caóticos, com um péssimo atendimento e nenhuma preparação de pessoal para receber os turistas que chegarão durante o evento. 

Com essa inércia nas condições estruturais, surge outra questão no mínimo intrigante: Todas essas obras serão feitas em regime de urgência eliminando a necessidade de licitação para que possam ser aproveitados todos os "buracos" possíveis para desvio de verbas públicas? Infelizmente estamos indo para este caminho. O governo da presidenta Dilma pegou o barco andando, teve alguns acertos nessa questão geral Copa, mas ainda existe muito a ser corrigido. ]

Espero que este post ajude a você leitor a pensar mais sobre esses temas. O blog fala muito sobre futebol, mas acredito que também possa cumprir uma função social que envolva assuntos de interesse do esporte mais amado no país.

Copa do Mundo: Uma ótima oportunidade que está sendo muitto mal aproveitada pelo país. Fonte: Globoesporte.com

2 comentários:

  1. Regime diferenciado de contratações públicas - RDC, essa é/será a forma de contratação utilizada nas obras da Copa.
    Tai

    ResponderExcluir
  2. Quanto aos estádios, acho que não tornar-se-ão elefantes brancos... Eles podem perfeitamente ser usados para outros eventos, além do futebol em si... E no que diz respeito aos transportes, esqueça! Nada será feito. Se for feito, vai ser só pro momento de copa... Depois tudo volta ao normal!

    ResponderExcluir