terça-feira, 17 de abril de 2012

O futebol tem de agradecer ao Santos Futebol Clube em seu centenário.

Hoje o futebol comemora uma data muito especial: o centenário do Santos Futebol Clube. O glorioso alvinegro praiano, de tantas lendas e glórias, de passagens épicas, de muitas alegrias e agonias, completa hoje 100 anos de contribuições ao futebol brasileiro e mundial. Com uma história rica em produzir e projetar craques para o nosso futebol, o Santos contribuiu decisivamente para o estágio atual do futebol brasileiro.

O clube revelou o melhor jogador de futebol do século 20, o atleta do século passado Edson Arantes do Nascimento ou simplesmente Pelé. Junto com Pepe, Coutinho, Mengalvio, Coutinho, Gilmar, Zito e tantos outros gênios da época, formaram talvez o maior time da história do futebol mundial, que venceu tudo e todos na decada de 60. A equipe venceu torneios estaduais, nacionais duas libertadores e dois mundiais de clubes épicos contra Benfica de Eusébio e o super time do Milan de 63.

Após a geração de Pelé, surgiram os meninos da Vila com Serginho Chulapa, joão paulo, pitta e outros, que trouxeram o vice campeonato brasileiro de 83 e o paulistão de 84. Viria aí uma entresafra de títulos importantes que durou até 2002, quando uma nova geração de meninos da Vila comandada por Diego e Robinho, mas que contava com tantos outros como Elano, Renato, Alex, Paulo Almeida, que trouxeram o primeiro título brasileiro para o Santos em cima do rival Corinthians. Corinthians que tanto sofreu na época de Pelé, com um jejum incrível de anos sem vitória sobre o Peixe.


Por fim, a geração vitoriosa capitaneada por Ganso e Neymar, que conquistou Copa do Brasil, libertadores e dois Paulistas, e ainda continua junta dando mais alegrias ao futebol brasileiro e aos santistas. Obrigado Santos por todos os bons momentos proporcionados dentro das 4 linhas!


E que venha outros 100 anos de grandes jogadores e muito bom futebol!


Santos de ontem, hoje e amanhã. 100 anos de história. Fonte: Blog DNA Santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário