quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dener, o cometa do futebol brasileiro.

Dener Augusto de Sousa poderia ter sido várias coisas dentro do futebol. Infelizmente, não teve tempo para quase nada, a não ser ficar marcado na história como um meteórico jogador de futebol que prometia demais mas ficou pelo caminho do destino da vida. O jogador da Portuguesa, que ainda jogou no Grêmio e no Vasco da Gama, poderia ter brilhado ou ficado pelo caminho, nunca saberemos.

Autor de gols antológicos, apesar de poucos como profissional, Dener tinha um estilo de partir sempre pra cima da marcação, carregando a bola com extrema facilidade e velocidade, com cortes rápidos e secos, onde seus adversários dificilmente conseguiam acompanhá-lo. Tinha um estilo parecido com o de Messi hoje (não estou comparando, antes que venham me cornetar, falo do estilo de jogo).

Iniciou sua carreira na Portuguesa em 1988, após passar sem sucesso pela base do São Paulo. Foi promovido para a equipe principal pelo treinador Antônio Lopes, mas se destacou mesmo no seu último torneio como júnior, a Copa São paulo de 1991, onde a Lusa se sagrou campeã e Dener foi considerado o melhor jogador da equipe, sendo alçado a condição de promessa de craque e peça chave na equipe principal, chegando a seleção brasileira em Março do mesmo ano.

Apesar disso, em 1993 foi emprestado ao Grêmio logo após e  conquistou seu primeiro título como profissional no campeonato gaúcho daquele ano. Voltou a lusa para a disputa do brasileiro, e no fim do ano foi emprestado ao Vasco da Gama, que infelizmente seria seu último clube.

Num começo de trajetória empolgante no clube da colina, Dener ajudou o Vasco a alcançar o tricampeonato Carioca daquele ano. Apesar disso, não pode levantar a taça, já que sofreu um acidente de carro quando voltava de São paulo, onde tinha comparecido a uma reunião entre dirigentes do Sttutgart e da Portuguesa para uma possível transferência para a Alemanha. 

Uma pena para o futebol, que ficou sem saber até onde poderia ir tal promessa. Abaixo fiquem com gols geniais de Dener:



E vocês, concordam? discordam? ou nem lembram mais do Dener...?

Dener pela Lusa. Fonte: MiltonNeves.com.br

Um comentário:

  1. Às vezes me pego vendo os gols desse cara! Era bom de bola! Neymar já disse que se inspira mt nele, principalmente na condução da bola...

    É talvez a maior perda precoce do futebol brasileiro. Morreu dormindo, sem cinto, no banco traseiro do carro! Se liguem nas viagens longas! =)

    ResponderExcluir