terça-feira, 24 de abril de 2012

Barcelona caiu. Fim de uma era?

O Barça não irá conquistar a Champions dessa temporada. Após uma eliminatória duríssima contra o Chelsea, a eliminação sofrida pelos catalães foi o segundo golpe duríssimo na temporada em menos de 4 dias, quando perdeu o superclássico para o Real Madrid em pleno Camp Nou. O Campeonato Espanhol está praticamente decidido a favor dos Merengues, e agora só resta ao Barça a final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao.

A temporada que não trouxe as conquistas esperadas pelo aclamado melhor time do mundo também pode ser a de despedida de Pep Guardiola. O treinador que é avesso à contratos longos tem seu vínculo com o clube somente até o fim desta temporada, e sempre existem as dúvidas se ele continuará a frente do comando técnico da equipe ou não. Ainda mais com as eliminações já citadas.

Outro fator que pra mim ficou claro foi a necessidade de reforços para o Barcelona. Principalmente para duas posições cruciais: Zagueiros e um centroavante matador. Na temporada o problema da zaga foi escancarado, já que Puyol não é mais um garoto, Mascherano por mais que seja um ótimo jogador, não é zagueiro de ofício e Piqué conviveu com alguns problemas físicos na temporada. Guardiola teve que inventar uma dupla de volantes na zaga (Busquets e Mascherano) algumas vezes por essa escassez no elenco.

Já no ataque, desde a saída de Ibrahimovic, o clube não possui um homem de área nato. Villa foi contratado para a função, mas claramente joga aberto pelas pontas. A utilização do esquema com Messi como um "falso 9" (odeio a expressão, mas assim fica claro pro leitor) vem dessa outra grande carência do elenco. E hoje com uma defesa fechadíssima e na hora do abafa, o Barcelona tocou, tocou, tocou, tocou... e não definiu. 

Respondendo a pergunta do título do post, não acredito que seja o fim de uma Era. Por mais que o Barcelona tenha perdido essa áurea do "invencível e imbatível" nos últimos dias, ainda é um time excepcional de futebol, favoritíssimo em todos os campeonatos que for disputar. Mas tem de saber que não é perfeito e que precisa ainda corrigir alguns defeitos para melhorar ainda mais, e voltar a disputar os títulos importantes na temporada que vem. 


Mas repito que a possível saída de Guardiola pode mudar o rumo do clube nos próximos anos, já que nenhum treinador implantou tão bem essa filosofia de jogo quanto ele. O treinador já deu declarações após o jogo de hoje que seu futuro será decidido "em breve". Veremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário