segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saudades do "jogo jogado".

Os amistosos e  as Eliminatórias pra Copa do Mundo amenizam, mas em meio a uma semana de onde se fala no caso Ronaldinho dia e noite, tomando conta de todos os noticiários (até dos não esportivos especificamente) pra mim fica a saudade de ver o futebol, o clube de coração, o jogo que vale 3 pontos ou classificação pra fase seguinte. 

Eu particularmente gosto de ver o futebol, o jogo. Nunca fui muito de praticar o esporte, até porque não tenho habilidade alguma, a não ser com as mãos no controle do videogame. Mas ver, isso eu faço desde que me entendo por gente. Acho que a minha lembrança mais remota do futebol foi a eliminação da copa de 1990 quando o Brasil perdeu pra Argentina de Maradona (com uma perna só), 1x0 gol de Cannigia. Eu tinha apenas 4 anos, não lembro de detalhes do jogo, mas lembro de ter ido com meus pais a casa de um tio meu ver o jogo. E lembro da cornetagem após a eliminação da seleção, que eu na época não entendia direito.

Acho que o futebol sempre me causou um fascínio que até hoje eu não consigo explicar direito. Pode ser um jogo ruim, de times sem importância, mas eu já procuro logo saber quem é e qual campeonato jogam. Se for um dia que eu esteja de bobeira em casa, assisto quantos jogos passarem no dia. De vez em quando até me impressiono, pois já cheguei a ver 6 partidas no mesmo dia. Isso mesmo, 6.

Digo isso porque sou um apaixonado por futebol, mas não sou o único. O esporte bretão é como uma Deusa que tem milhões de súditos apaixonados e que fazem quase tudo por ela. E por mais que seja legal os bastidores da bola, saber de contratações, dispensas, debates sobre os momentos de cada clube, o que o torcedor quer mesmo ver é o gol, é o "jogo jogado". Tudo isso que eu citei são apenas reflexo do que acontece dentro das 4 linhas, de onde as coisas são realmente decididas.

Todo esse universo de "indústria da fofoca" no futebol, que eu particularmente até acho divertido e interessante, mas tem um limite. A falta de assuntos fazem com que o "caso Ronaldinho" seja jogado incessantemente na mídia esportiva a ponto de perguntarem ao irmão do primo do tio do sobrinho do amigo do porteiro da gávea se ele sabe de alguma coisa sobre o Ronaldinho chegar bêbado nos treinos, por exemplo. É um pouco demais.

Mas isso está acabando já que essa semana volta o Brasileiro e a Eurocopa se inicia. Ainda bem, o jogo voltará a ser jogado. Para o nosso deleite, espero que muito bem jogado!


Cannigia dribla Taffarel e marca o gol da eliminação canarinho na copa de 1990. Fonte: Goal.com/br

Nenhum comentário:

Postar um comentário