segunda-feira, 25 de junho de 2012

Favoritos "pero no mucho"

As quartas de finais da Euro foram grandes jogos com muitos gols, apesar de termos o primeiro 0x0 da competição.  Portugal, Espanha, Alemanha e Itália passaram seus desafios e agora lutam por uma vaga na final do torneio mais importante de seleções depois da Copa do Mundo. De um lado o confronto entre portugueses e espanhóis e de outro talvez o maior clássico europeu entre italianos e alemães. 

Antes do início da competição, Espanha e Alemanha eram disparados as favoritas para a final do torneio, pelo bom futebol apresentado nos últimos anos e por manterem a base de suas equipes a muito tempo. Não é surpresa para ninguém as duas seleções estarem  nesta situação, mas agora tem pela frente desafios importantes para confirmarem o favoritismo alcançado antes do torneio.

Espanha enfrenta uma seleção portuguesa que vem tendo em Cristiano Ronaldo o fator decisivo para passar de fase. Após uma atuação discretíssima nos dois primeiros jogos da fase de grupos, Cristiano chamou a responsabilidade nos dois últimos jogos marcando 3 vezes ajudando Portugal a chegar a sua terceira semifinal de Euro nas últimas 4 edições. A Espanha terá de controlar ainda mais o jogo como fez contra a França, e não dar espaços na zaga para que Cristiano jogue, caso contrário poderá ver ruir o sonho do Bicampeonato Europeu.

Já a Alemanha vem jogando o melhor futebol da competição, 100% de aproveitamento com futebol arte de posse de bola, técnica e vertical, mas enfrenta uma Itália que se não tem o mesmo encantamento, tem um futebol surpreendentemente ofensivo e uma defesa segura. Foram mais de 30 finalizações contra a Inglaterra nas quartas de finais, com um jogo de passes e muitas jogadas pelas laterais, tendo Pirlo como maestro no meio de campo (talvez seja o melhor jogador da competição até agora). Fora isso, os italianos tem na sua tradição uma força que talvez seja capaz de suplantar a também tradicional Alemanha. Jogo duríssimo e interessante de se acompanhar.

Vejo Espanha e Alemanha como finalistas por tudo que vem apresentando nos últimos tempos. Mas não se espantem se Portugal ou Itália (quiçá as duas seleções) aprontarem uma bela surpresa nestas semifinais. Vamos acompanhar e descobrir o que acontece nesse meio de semana.



Os 4 semifinalistas. Quem será o novo campeão? Fonte: blogs.diariodepernambuco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário