segunda-feira, 28 de maio de 2012

Corinthians mandou um all-in na Libertadores. Vale a aposta?

Segunda rodada do brasileirão, o campeonato ainda no comecinho, e pouca coisa pode ser avaliada. A liga nacional é longa e tem diversos percalços até a última rodada para definir o campeão, quem vai a Libertadores, Sul-americana e os rebaixados. Mas um fato se não chamou muita atenção, também não passou desapercebido: o Corinthians atual campeão da competição, em dois jogos ainda não conquistou pontos.

Analisando os dois jogos do Corinthians superficialmente, podem alegar que o time estava focado na Libertadores da América, em meio a uma batalha épica contra o Vasco da Gama. Um título que a fiel torcida corintiana persegue a muito tempo e é a meta do clube para a temporada 2012. Entretanto, o Corinthians tem que contar com a possibilidade real de ser eliminado nas semifinais pelo Santos, ou perder uma eventual final contra Boca ou La U.

Caso isso aconteça, o que será da equipe de Tite para o resto da temporada? Porque ser eliminado na Libertadores tendo ficado tão perto do título sonhado pode ser um duro golpe por alguns jogos. jogos estes que valem os mesmos três pontos das últimas rodadas. Pontos estes que podem fazer a diferença entre lutar pelo título ou pela vaga na Libertadores, ou num cenário mais pessimista, ficar na zona da pasmaceira (Sul-americana).

Derrotas significativas nas duas primeiras rodadas, com equipes que devem brigar na metade de cima da tabela (Fluminense e Atlético Mineiro) são pontos perdidos, por mais que não se tenha atuado com força máxima nos dois encontros. Destaco ainda que o Corinthians não tem jogadores servindo a seleção no momento e não possui muitos convocáveis com frequência (Ralf e Paulinho vão e vem na lista de Mano) sentindo um pouco menos de desfalques no elenco do que equipes como o Inter, Santos ou São Paulo, que são os clubes que mais cedem jogadores a seleção no Brasil. 

E aí, volta a velha pergunta que sempre é feita aos times brasileiros que estão na disputa de duas competições: Até que ponto poupar e até que ponto jogar com força máxima ajuda ou atrapalha?

O risco está posto, o nível dos campeonatos está bem forte. O Corinthians ao que parece joga todas as suas fichas na Libertadores. Na verdade, não tem outras "jogada" para fazer. Vamos ver se o Timão "quebra a banca" ou sairá "depenado" nos dois torneios...


Cássio assiste Danilinho comemorar o gol da vitória do Atlético sobre o Corinthians. Fonte: ESPN.com.br


Um comentário:

  1. Sinceramente, acho que o Corinthians não leva essa Libertadores e vai ficar brigando pra se classificar pra do ano que vem!

    ResponderExcluir