sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atlético MG falha de novo. Até quando isso irá se repetir?

Mais uma vez, o galo mineiro coleciona outro fracasso numa competição nacional. Apesar de um bom time, contratações de certo peso, uma ótima estrutura e um treinador renomado nacionalmente, o Atlético caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Goiás. Resta a equipe a final do campeonato mineiro contra o América, que inicia a disputa no próximo domingo.

O que me intriga é a dúvida de qual o real motivo dessa fragilidade do Atlético nos últimos anos. Após o brasileiro de 1999, o galo nunca chegou a uma final de competição. Tirando 2009, onde a equipe ameaçou uma disputa pelo título, mas acabou não conseguindo nem uma vaga para a Taça libertadores, o Galo mineiro nunca decola no âmbito nacional. Pelo contrário, foi rebaixado até para a série B do brasileiro.

O time tem um dos melhores CTs do país, as finanças em bom estado (coisa rara hoje no brasil se tratando de clubes), tem um elenco bom, um bom técnico porém não engrena. O time começou muito bem o mineiro, passou boa parte do estadual com 100% de aproveitamento, e está na final. mas quando transporta esse desempenho para o âmbito nacional, são anos sempre com fiascos na Copa do Brasil, e lutando contra o rebaixamento no campeonato brasileiro.

Não sei se é algum tipo de problema psicológico, se a mentalidade da equipe passou a ser de time médio no cenário nacional, ou se outro fator desconhecido atrapalha o clube. O fato é que após o brasileiro de 71, o galo teve esporádicos bons momentos, como na década de 80 com o timaço de Reinaldo, mas nunca se consolidou como clube gigante no cenário nacional. Uma pena pois o galo é um clube de massa, torcida essa que merece mais alegrias.

Até quando veremos o galo penar desse jeito? (com o perdão do trocadilho).

Torcida do Atlético-MG no Mineirão. Fonte: Galoforte.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário