quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Parado na esquina.

Quarta-feira de muito futebol com os amistosos entre seleções hoje. Estava em dúvida entre ver Inglaterra x Holanda ou Alemanha x França, ainda correndo por fora Argentina x Suíça. Todos os jogos basicamente na mesma faixa de horário. Acabei zapeando a TV entre os 3 jogos e fiquei preocupado após o fim das transmissões. Explicarei um pouco depois, antes vamos aos resumos dos 3 jogos:

Suíça x Argentina: primeiro jogo que começou meia hora mais cedo que os outros dois citados acima. Argentina ainda se estruturando depois da troca de treinador. Os hermanos enfrentavam a boa seleção Suíça, que apesar de não terem conseguido vaga na Euro 2012, possui jovens talentos que podem levar a equipe para o mundial em 2014. Um bom jogo, com a Suíça tocando melhor a bola e criando algumas chances. Mas quem tem Messi, tem meio caminho andado. Junto com Aguero, que vive ótima fase no Manchester City, os dois criaram várias jogadas para a Argentina. Apesar da fraca defesa e de um meio campo sem muita criatividade, a aposta de Sabella em Messi deu resultado: o 3x melhor do mundo marcou um hat-trick, e definiu o jogo para a Argentina, 3x1. Apesar das falhas, o time da Argentina aos poucos vai se encontrando.

Messi marca 3 na vitória da Argentina. Crédito: Trivela.uol.br

Inglaterra x Holanda: Na estréia do interino Stuart Pearson, a Inglaterra perdeu para uma Holanda que vinha de incríveis 3 jogos sem vencer, depois de ficar quase 3 anos sem derrotas. Num primeiro tempo truncado no meio de campo, sem grandes chances para os dois lados, o 0x0 foi justo. Na volta do intervalo, a Holanda voltou melhor, abrindo 2x0 com Robben e Huntelaar. A Inglaterra parecia bagunçada e sem rumo, com um time sem os medalhões conhecidos como Lampard, Terry, Cole e Rooney, mas conseguiu empatar num momento do jogo mais bagunçado, após muitas alterações de ambos os lados. Mas os gols de Cahill e Young não foram suficientes, pois Robben aos 47' do segundo tempo decretou a vitória da seleção vice ca,peã do mundo: 3x2 Holanda.

Van Bommel disputa bola com Gerrard: derrota dura para ingleses. Fonte: Goal.com

Alemanha x França: O melhor jogo dos 3. E surpreendentemente, o motivo maior desse ótimo jogo foi a boa atuação da França, que mesmo sem Benzema, venceu a Alemanha por 2x1 fora de casa. Alemanha que estreava uma nova camisa, jogava com vários desfalques, e acabou sentindo falta, principalmente de Mertesacker na zaga e Schweinsteiger no meio. Num primeiro tempo onde a França teve as melhores chances até marcar o primeiro gol através de Giroud. A Alemanha ainda criou duas chances claras desperdiçadas por Klose. No segundo tempo a França voltou melhor, dominando as ações em campo, jogando talvez sua melhor partida desde que Blanc assumiu os Bleus, e marcou o segundo gol com Malouda. Nos acréscimos Cacau descontou para Alemanha, fechando o placar em 2x1.

Ribery e Boateng. França vence com bom futebol. Fonte: Trivela.uol.br

E aí vocês devem estar pensando o porque da minha preocupação explanada no primeiro parágrafo. Explico: A diferença entre o jogo ridículo da Seleção brasileira ontem para os 3 citados acima foi gigantesca. E a preocupação aumenta se compararmos o Brasil com a França. Da mesma forma que o Brasil, os franceses após a copa trocaram de treinador. Com o mesmo tempo de trabalho, e também tendo que renovar uma seleção que teve um papel ridículo na última copa, aos poucos Blanc vem dando uma cara, um padrão a equipe. Não acredito que a França vença a Euro, mas creio em um bom papel da equipe.

Enquanto a isso, o Brasil em dois anos de Mano, não evolui. Não tem time, não tem esquema definido, não tem nem uma base de jogadores. Uma defesa que nos jogos importantes sempre toma gol. Um ataque que não consegue se firmar, apesar de possuir talentos, e um meio de campo que lembra a comemoração preferido do atual camisa 10 do Mano: Parado na esquina...

2 comentários:

  1. Largue o direito e vire comentarista esportivo. Hahahah Estou confiando nesses comentários ai..
    Beijos querido, parabéns ai!

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem que esquecer esse negócio de improviso, jeitinho brasileiro... As coisas só acontecem com trabalho!

    ResponderExcluir