terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Brasil 2, Bósnia 1, Futebol 0.

A seleção brasileira começou 2012 como terminou 2011: Fraquíssima. Num jogo muito fraco tecnicamente, o Brasil derrotou a Bósnia por 2x1 sem convencer ninguém e mostrando que para uma equipe que sonha em vencer a copa em casa, o futebol ainda está com um  grande saldo devedor. O time vinha com a mesma base do ano passado, com Ronaldinho como armador e Neymar como principal destaque. Ganso ficou no banco, apesar de estar começando a ter boas atuações com a camisa do Santos novamente.

Com 2 minutos de jogo, parecia que o Brasil iria passear: Depois de jogada confusa na direita, a bola sobra para Daniel Alves que dá um passe magistral que deixa Marcelo livre para chutar cruzado e abrir o marcador, 1x0 Brasil. Parecia que o Brasil passaria a tocar mais a bola e tentaria fazer o jogo ficar mais fácil. Parecia, porque 10 minutos depois, depois da saída de bola equivocada de David Luís (que cometeu vários erros na partida), Dzeko toca para Ibisevic, que sem marcação chuta em cima de Julio César, que toma um frango. Tudo empatado, 1x1.

A partir daí, os velhos problemas apareceram. Muitos erros de passes no meio de campo, que com um cone, ops, Ronaldinho sem transpiração e inspiração, pouco produziu. Na verdade, o único na meiuca que buscou jogo foi Hernanes, que perdeu uma chance após rebote de um chute de Leandro Damião. Apesar da grande posse de bola brasileira, a Bósnia foi quem assustou mais com Dzeko e Ibisevic. Fim do primeiro tempo e a perspectiva não era animadora...

O segundo tempo só começou de verdade aos 10 minutos do segundo tempo, quando Elias entrou no lugar de Sandro, mais um que não jogou absolutamente nada. Elias melhorou um pouco da qualidade de passe do meio, mas o Brasil ainda esbarrava na inoperância do R10, até que Mano colocou o Ganso em seu lugar. Claro que Ganso não foi espetacular, mas pelo menos ele correu, se movimentou para receber passes e tentou. Vale salientar que ele também pegou o time totalmente desfigurado após 4 substituições. 

O Brasil muito mais na base da vontade do que na técnica, começou a tentar o abafa na Bósnia. Lucas, Hulk e Neymar tentavam de alguma forma furar a defesa da Bósnia. Até que aos 45' do segundo tempo, Hulk cruza forte e o lateral Papac faz o gol que Deivid perdeu na quarta-feira passada. Brasil salvo pelo gongo.

Destaques: 

Marcelo: Fez um golaço, jogou muito bem no ataque e foi seguro na defesa. A cada jogo so confirma que é o titular absoluto da lateral esquerda da seleção, atualmente talvez o melhor do mundo na posição.

Ronaldinho: Antes que me xinguem, o destaque pra ele é negativo. Eu só não o culpo totalmente porque ele não está jogando nada no clube e mesmo assim foi chamado. Ele não fez nada menos do que ele vem fazendo no Flamengo ou seja: absolutamente nada.

Julio Cesar: teve duas bolas que chegaram a ele; uma ele falhou bisonhamente e a outra defendeu esquisito. Parece inseguro atualmente, mostrando que a posição de goleiro deve(ria) estar em aberto.

David Luiz: Um bom zagueiro, mas atravessa uma péssima fase no Chelsea. Hoje numa seleção bem escalada, seria banco para o Dedé.

Neymar: Num time bagunçado, correu, apanhou, driblou e perdeu bolas. Precisa melhorar, mas o time não ajuda muito.

Hernanes: Jogou fora de posição, mesmo assim foi o melhor no meio-de-campo titular, aparecendo para jogar e dando opção de saída para Daniel Alves.

Mano Menezes: Continuará apostando em um cone para armar o meio de campo ou se renderá ao óbvio que Ronaldinho titular da seleção não dá? Seleção mal escalada e mal convocada. Continuando nesse ritmo, nem a sua parceria com Andrés Sanchez o segura no cargo...
Marcelo chutando cruzado para marcar o primeiro gol: melhor em campo. Fonte: Folhaonline.com


Brasil 2 x 1 Bósnia

Brasil:Julio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Sandro (Elias), Fernandinho e Hernanes (Hulk); Ronaldinho Gaúcho (Paulo Henrique Ganso), Neymar (Jonas) e Leandro Damião (Lucas).

Bósnia: Asmir Begovic; Sasa Papac, Emir Spahic, Boris Pandza e Elvir Rahimic; Sanel Jahic, Miralem Pjanic (Maletic), Zvjezdan Misimovic (Ibricic) e Haris Medunjanin (Zahirovic); Edin Dzeko e Vedad Ibisevic (Salihovic).

Gols: Marcelo aos 2' do primeiro tempo, Ibisevic aos 12' do primeiro tempo e Papac contra aos 45' do segundo tempo



3 comentários:

  1. O Mano tá perdido mesmo nas estratégias. Quanto ao goleiro, Jefferson do Botafogo deveria ser o titular pois já mostrou segurança com a camisa da seleção. Ronaldinho tá um cone mesmo, seria melhor o Kaká em seu lugar, ou o próprio Ganso.

    ResponderExcluir
  2. Não sinto mais vontade em ver os jogos da seleção brasileira! Sério, uma decepção..Nunca mais tivemos aquele futebol bonito que encantava o restante do mundo, FATO! Adorei a análise da partida.

    ResponderExcluir
  3. O Mano já deu mostras de que não é capaz de comandar a seleção - bem menos capaz que o Dunga, por exemplo. Não sabe convocar e não sabe treinar o time! Até hoje não temos um padrão de jogo ou ao menos uma proposta de padrão... Se o Brasil ganhar alguma coisa daqui pra Copa, vai ser no improviso, naquele jeito brasileiro que o Romário, por exemplo, implementou naquela também apática seleção do Parreira de 94 e conseguiu dar o título pra nossa nação... Resumidamente, se depender do técnico, estamos ferrados!

    ResponderExcluir