terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Campeonatos Estaduais e os grandes clubes: Incompatibilidade?

No dia do primeiro amistoso da Seleção Brasileira no ano, fazendo minhas pesquisas pro jogo, o que mais encontro no noticiário são reclamações por parte dos clubes sobre a perda de jogadores para a rodada dos Estaduais. Os clubes pagam salário, cuidam dos jogadores quando estes estão lesionados, dependem deles para atrair a torcida nos estádios. É óbvio que tem direito de reclamar. Mas qual seria a solução pra este problema? A seleção precisa dos amistosos, está na dela, utilizando uma data que a FIFA disponibiliza para liberar os jogadores. 

O problema todo está no calendário da CBF. Os clubes entram de férias no meio de dezembro, e em janeiro já estão jogando novamente. É humanamente impossível num esporte de alto rendimento manter um nível bom de atuações com tão pouco descanso. Creio que seja um consenso que uma das reformas urgentes a serem feitas é que em dia de jogo da Seleção, os clubes parem de jogar. Entretanto uma outra questão se apresenta, a ausência de espaço no calendário para que esses dias vagos para os amistosos aconteçam. E é aí que os campeonatos Estaduais entram na questão.

Vamos ser justos, os estaduais por muito tempo foram os torneios mais importantes do país, chegavam a durar o tempo do atual campeonato brasileiro, com grandes equipes do interior, grande apelo de público, enfim. Hoje, infelizmente não é mais o mesmo, por diversos fatores. A questão é: os Estaduais, apesar da tradição, deveriam ser eliminados, no máximo substancialmente diminuídos para as equipes grandes. Um exemplo claro da aberração de alguns estaduais está em São Paulo. Um campeonato estadual com 20 equipes (mesmo numero de clubes do Nacional), com fase classificatória de 19 rodadas, com 8 equipes se classificando para jogarem quartas, 4 nas semi e 2 nas finais. É  simplesmente um absurdo.

Vejam bem, eu particularmente gosto dos Estaduais, da fomentação da rivalidade local. Particularmente, eu como Vascaíno curti muito a vitória contra o Fla na quarta passada, e fiquei p... com a derrota na final do primeiro turno no domingo. Mesmo assim, pensando em uma melhor preparação para a temporada, tanto pro meu clube, quanto para a seleção (que anda mal das pernas), prefiro ficar sem os Estaduais. Ou que pelo menos, os grandes entrassem somente numa fase decisiva. Sendo realista, acho bastante improvável que um dia isso aconteça, já que a CBF não se mostra nem um pouco preocupada com essa questão, e os clubes em quase sua totalidade são administrados por incompetentes que não conseguem enxergar a potencialidade do produto que possuem em mãos.

Mais fácil o Saci cruzar comigo na rua...


Um comentário:

  1. o Loco por esses dias sugeriu um formato interessante ao carioca , com os grandes jogando somente uma especie de segundo turno pra evitar a sobrecarga de jogos que vemos hoje no Brasil que prejudica o futebol brasileiro

    ResponderExcluir