segunda-feira, 14 de julho de 2014

#sddscopa

A Copa do Mundo no Brasil terminou. 64 partidas de futebol em 30 dias de muita bola rolando, emoções, sorrisos e lágrimas. Vivemos o sonho de sediar o maior evento esportivo do planeta, mas acabou. Ficam as lembranças das grandes partidas, dos golaços, das decepções, dos craques, enfim.

Como esse blogueiro adora dar os seus pitacos, resolvi listar os meus destaques desta Copa do Mundo.

SURPRESA: A grande surpresa deste mundial foi a Costa Rica. Com uma equipe modesta, os Ticos sairão ilesos do grupo da morte eliminando Inglaterra e Itália, chegando as quartas de finais do mundial e saindo invictos sendo eliminados nos pênaltis pela Holanda. Nomes como Navas, Campbell e Bryan Ruíz ficarão eternizados pelos amantes do futebol na história dos mundiais.

DECEPÇÃO: Algumas seleções gigantes desapontaram, mas a principal queda no mundial foi da campeã em 2010 e favorita ao título em 2014, a Espanha. Goleada sofrida contra a Holanda e a derrota para a boa equipe do Chile deixaram a fúria eliminada do torneio antes da última rodada. Uma Copa melancólica que a geração de Xavi e Iniesta jamais esquecerá.

CRAQUE: O melhor jogador deste mundial veste laranja. Arjen Robben foi o grande propulsor dos holandeses que chegaram a semifinal e quase alcançam sua quarta final de Copa. Robben com seus passes, dribles e gols, foi fundamental na campanha, sendo o destaque do time em todas as partidas. Uma pena que a FIFA não tenha enxergado o mesmo.

JOGADOR JOVEM (SUB 23): A FIFA dá um prêmio ao melhor jogador até 23 anos que disputou a Copa. Ninguém melhor do que o artilheiro do torneio para receber tal mérito. James Rodríguez assumiu a responsabilidade depois do corte de Falcão García e levou a Colômbia para a melhor campanha do país em mundiais. Perder para o Brasil nas quartas de finais foi uma despedida honrosa para James e sua equipe, que mostraram um belo futebol no torneio.

MELHOR PARTIDA: Talvez a categoria mais complicada de se eleger. Houveram muitos jogos legais, alguns históricos, mas pelo conjunto a minha escolha fica com Uruguai x Inglaterra. Duas equipes tradicionais fazendo quase que um mata mata no segundo jogo da Copa, a volta de Suarez que não jogou o primeiro jogo devido a lesão no joelho e decide a partida com dois gols, o primeiro gol de Rooney em Copa do Mundo, bolas na trave, o desmaio e a volta pro campo de Álvaro Pereira, enfim... Esse jogo foi um épico. Pra mim, o melhor da Copa.

GOLAÇO: Houveram alguns belos gols nesse mundial. Outra categoria de se escolher, mas depois de muito pensar, fico com o gol de James Rodríguez na vitória colombiana sobre o Uruguai no Maracanã pelas oitavas de finais. Passe na entrada da área, matada no peito e um chutaço sem deixar a bola cair. Genial. Obs: menção honrosa ao último gol da Copa. Götze encerrou com chave de ouro o mundial.

SELEÇÃO DA COPA: Neuer (Alemanha); Lahn (Alemanha), Hummels (Alemanha) Thiago Silva (Brasil) e Rojo (Argentina); Mascherano (Argentina), Schweinsteiger (Alemanha) e Kroos (Alemanha) e James Rodríguez (Colômbia); Robben (Holanda) e Müller (Alemanha).

TÉCNICO: José Luís Pinto, o colombiano que montou a Costa Rica com uma consciência tática invejável, fazendo com que a equipe atuasse no limite de sua capacidade.

E vocês, concordam? Discordam? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário