sexta-feira, 27 de junho de 2014

Diário da Copa: Sonhos sonhados, terminados e alcançados.

Para alguns, dia de se despedir do último fio de esperança na classificação. Para outros, dia de se garantir na próxima fase. Assim foi a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Com muita coisa em jogo, o que se viu em campo hoje foi muito mais disposição e entrega do que o futebol mais técnico e aguerrido.

Começando pelo grupo G, onde Alemanha e Estados Unidos protagonizaram o jogo mais chato da rodada. A vitória alemà por 1x0 classificou as duas equipes, que jogando debaixo de chuva em Recife não se esforçaram quase nada no primeiro tempo. O segundo período foi menos monótono, com os alemães forçando um pouco mais até acharem o gol de Müller, e os americanos tentando empatar no finalzinho. Apesar da derrota, os americanos garantiram seu passe as oitavas de finais da Copa do Mundo, assim como os alemães que ficaram com a liderança do grupo G.

Na outra partida do grupo, Gana e Portugal ainda aspiravam a classificação, mas a missão era complicada. Do lado africano, uma crise interna que resultou na expulsão de Muntari e Boateng do grupo claramente afetou o desempenho dos ganenses. Já do lado português, a infinidade de desfalques somado a combinação improvável de resultados desanimava. Ainda assim, os lusos foram pra cima desde o começo, com Cristiano Ronaldo tentando de todas as formas, mas sem muita inspiração. Tanto que o gol português no primeiro tempo foi contra. Já no segundo tempo, após perder algumas chances, veio o castigo: Gana empatou com Asamoah Gyan. Se virasse o jogo, os africanos poderiam atingir as oitavas, mas foi Portugal que continuou em cima e marcou com o CR7, que mal comemorou seu único gol nessa Copa. 2x1 Portugal e as duas equipes voltam pra casa. Decepção para Cristiano Ronaldo, que não pôde fazer nada para evitar o pior.

Já a definiçao do grupo H teve Bélgica e Coréia duelando em São Paulo. Os belgas já classificados, pouparam vários titulares. Já os coreanos precisavam vencer para poder sonhar com a fase eliminatória. O jogo entretanto, foi morno e com pouca qualidade. A Coréia bem que tentou, mas foi derrotada pelos belgas, que garantiram os 100% e primeiro lugar do grupo, e agora encaram os Estados Unidos nas oitava de finais. Já os corenos voltam pra casa de mão abanando.

No outro jogo, Argélia e Rússia duelaram para decidir a segunda vaga do grupo. Os africanos jogavam pelo empate, mas logo no início do primeiro tempo Kokorin colocou a Rússia na frente. Após isso, poucas chances para ambos os lados. Já no segundo tempo, a Argélia arriscou mais e foi premiada com a falha de Akinfeev, que saiu mal no cruzamento na área e não evitou o gol de Slimani, que colocou os argelinos pela primeira vez num mata mata de mundial. Destaque para a linda e emocionante festa da torcida argelina presente no estádio em Curitiba. As imagens dos torcedores da "raposa do deserto" foram de arrepiar. E Kokorin teve de ficar calado após pedir silêncio a torcida argelina ao marcar o gol inaugural da partida. Agora os argelinos podem gritar pro mundo todo que estão entre os melhores 16 do mundo e enfrentam a Alemanha pelas oitavas de finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário