quarta-feira, 25 de junho de 2014

Diário da Copa: Ah, a ousadia...

O título de hoje reflete bem o que me mais me chamou atenção nas partidas que acompanhei da Copa do Mundo nesse penúltimo dia da fase de grupos.

Primeiro, vamos a definição do grupo E, onde a Suíça dependia de uma vitória diante dos hondurenhos para se classificarem. Numa atuação de gala de Shaquiri, os suíços jogaram bem e cumpriram seu papel, vencendo a partida por 3x0 e conquistando a segunda vaga do grupo. Agora os suíços encaram os argentinos no dia 01 de julho pelas oitavas de finais da Copa do Mundo.

No outro jogo do grupo, França e Equador faziam um duelo interessante. Os franceses já classificados, queriam garantir o primeiro lugar do grupo e os equatorianos sonhavam com uma vitória para alcançar a sonhada passagem para as oitavas de finais. Num jogo onde os franceses pouparam vários titulares, os equatorianos não souberam aproveitar o desentrosamento dos rivais, e apesar dos franceses jogarem de modo franco, muitas vezes até se expondo desnecessariamente, o Equador não atingiu o objetivo e ficou no 0x0, sendo a única equipe sulamericana a dar adeus ao Brasil ainda na fase de grupos. Já os franceses se classificaram em primeiro do grupo, e pegam a Nigéria no dia 30 de junho por uma vaga nas quartas de finais.

Já a definição do grupo F começou a ser traçada no jogo entre Irã e Bósnia. Os bósnios já desclassificados foram pro gramado da Fonte Nova esperando se despedirem do mundial com vitória. Já os iranianos ainda sonhavam com uma vaga nas oitavas de finais, se vencessem a partida. Mas o que se viu foi um jogo de pouca qualidade técnica, onde sobressaiu a maior categoria da equipe européia, que com o placar de 3x1 conquistou sua primeira vitória em Copas do Mundo e saiu com um gosto de quero mais do Brasil. Já os iranianos foram eliminados como último do grupo. Morreram ambos abraçados.

No jogo da rodada, Argentina e Nigéria fizeram uma partida cheia de alternativas, com 5 gols. Logo nos primeiros três minutos, Messi abriu o marcador e em sequência Musa empatou para os Nigerianos. O jogo seguiu movimentado até que Messi mais uma vez foi decisivo no final do primeiro tempo, acertando uma cobrança de falta magistral. Mas logo no início do segundo tempo, os nigerianos empataram novamente com Musa, após bela tabela. A Argentina seguiu buscando a vitória e ela veio com um gol de cabeça de Rojo, após escanteio. A Nigéria ainda buscou o empate, mas os hermanos seguraram os 100% de aproveitamento na fase de grupos. Já a Nigéria garantiu a segunda vaga do grupo.

Mas quem venceu foi o futebol com esse grande jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário