domingo, 8 de março de 2015

Philipe Coutinho: O pequeno príncipe cresceu

Bust. Nos esportes americanos, essa expressão é utilizada para caracterizar os jogadores que chegam cercados de expectativas e acabam não tendo o grande impacto imaginado pelos seus times, torcedores e imprensa. Esses jogadores geralmente acabam sendo engolidos por toda essa pressão que os cerca e não conseguem desempenhar todo o potencial que os levou a chegarem a elite do esporte nos Estados Unidos, no caso, as ligas profissionais.

Phillipe Coutinho jogando pelo Liverpool: desconfiança virou
certeza. (Foto: telegraph.uk)
 Toda essa explicação inusual para os apreciadores do futebol tem um motivo de ser para este texto. Como já explicitado no título, o post desta semana trata sobre Phillipe Coutinho, que ao meu ver, por um momento foi considerado uma espécie de "bust" no futebol. Grande revelação da base do Vasco, jogador de todas as seleções de base do Brasil, Phillipe Coutinho já tinha um acordo de venda a Inter de Milão aos 16 anos. Como não poderia assinar um contrato até completar os 18 anos de idade com a Inter de Milão, de acordo com as leis italianas, ficou no clube de São Januário até poder ir para o clube italiano. Quando chegou na Itália, Coutinho ficou cercado de expectativas. Com bons treinos, chegou a ser titular em um pequeno período, mas nunca confirmou toda a expectativa depositada nele. Foi perdendo espaço no elenco até ser praticamente excluído dentre as opções.

Parecia que Coutinho entraria na categoria de "eterna promessa". Mas uma mudança foi decisiva para a sua carreira. Após uma passagem rápida pelo Espanyol, o Liverpool resolveu apostar em Coutinho para a reconstrução da sua equipe, em 2012. Após um período de adaptação, o meia começou a se destacar nos Reds, sendo um dos pilares da equipe que foi vice-campeã inglesa na última temporada (13-14). Coutinho hoje é um dos destaques da equipe de Anfield, que após a venda de Súarez e a lesão de Sturridge tem em Phillipe sua principal referência ofensiva.

Gerrard é um dos fãs do Pequeno Príncipe no elenco do
Liverpool. (Foto: thisisanfield.com)
Com elogios de Gerrard, uma das lendas em Liverpool e atual companheiro de Coutinho, ou de Brandon Rodgers, seu treinador nos Reds, o meia vai ganhando ainda mais confiança e se transformando em uma realidade para a equipe do Liverpool. Realidade esta que já bate a porta da Seleção Brasileira, onde após a Copa do Mundo do ano passado Coutinho é presença constante nas convocações de Dunga, e começa a ter a sua titularidade cobrada por parte da imprensa.

Matéria publicada recentemente pelo site da ESPN mostra que Coutinho teve uma valorização de 177% no valor do seu passe, já que foi adquirido pelo Liverpool por 9 milhões de Euros e hoje tem valor de mercado estipulado em 25 milhões de Euros. Mas com futebol vistoso, com muita velocidade, habilidade e capacidade de finalização, não me parece que seja de interesse do Liverpool receber esses 25 milhões. Até porque, talvez os 25 de hoje sejam os 50 de amanhã.

Coutinho segue sua rotina de gols e assistência e vem se tornando cada vez mais decisivo para os Reds.
(foto: thisisanfield.com)


O Pequeno Príncipe cresceu. E está no caminho para se tornar Rei em Anfield.




Nenhum comentário:

Postar um comentário