segunda-feira, 2 de março de 2015

De campeão a falido: Arrivedecci Parma (?)

Uma das camisas mais tradicionais da Itália está em vias de falência. O Parma, advindo da cidade com o mesmo nome, está em processo de falência. O clube italiano deve salários a 8 meses, não consegue manter a estrutura mínima para o funcionamento do clube e tem dívidas que alcançam a casa dos 200 milhões de Euros. Caso não haja nenhum rico investidor que coloque essa grana toda no clube, o mais provável é que o destino da camisa azul e amarela seja mesmo o de fechar as portas ao profissionalismo.

Parma atravessa grande crise financeira e deve fechar às portas em breve. (foto: Site oficial do Parma)
A equipe teve de cancelar suas duas últimas partidas pelo campeonato Italiano por motivos financeiros: Diante da Udinese, a equipe advertiu o adversário que não teria condições de promover a partida devido a ausência de pagamento para a realização da segurança do Estádio. Já na última rodada,que seria realizada fora de casa diante do Gênova, a equipe do Parma requereu o adiamento da partida por não ter condições de arcar com os custos da viagem.

A direção do clube (que já teve 3 donos no ano de 2015) parece ter desistido de vez de achar alguma solução para o clube. Os atletas e o treinador Roberto Donadoni pedem ajuda da associação de jogadores e dos treinadores,para que alguma providência seja tomada. A Federação Italiana estuda intervir no caso para que o Parma pelo menos complete a temporada, tendo em vista que uma desistência da equipe a essa altura prejudicaria o campeonato, já que algumas equipes ganhariam pontos sem disputar as partidas contra o Parma.

Hérnan Crespo foi um dos grandes ídolos do Parma.
Hoje, ele é treinador das categorias de base e lamenta a fase
que vive o clube. (foto: imortais do futebol)
Mas o que é mais triste dessa história é como um clube que já foi campeão da Copa UEFA por duas vezes, já venceu 3 Copas Itália e uma supercopa Européia está em vias de fechar a s portas. O Parma teve em suas história grandes jogadores italianos como: Zola, Buffon, Cannavaro, Chiesa, Giuseppe Rossi, Dino Baggio, Cassano e Fuser. Entre os estrangeiros, nomes como Taffarel, Thuram, Stoichkov, Brolin, Verón, Crespo, Amoroso e Sensini defenderam o manto azul e amarelo. Toda essa história corre o risco de virar apenas uma lembrança vaga.

Mais uma triste passagem do combalido futebol Italiano. Um campeonato que já foi o maior do mundo, com grandes estrelas de nível mundial atuando na terra da bota, mas que hoje não consegue se firmar nem no segundo escalão da Europa. Salvo a Juventus, todas as equipes italianas estão em condições abaixo de suas tradições.

Que a crise com o Parma sirva de alerta para que os clubes possam voltar a crescer e com isso aumentar a qualidade do Campeonato Italiano, valorizando assim o produto "Calcio" tato interna, quanto externamente, já que a Itália perdeu muito mercado nos últimos 10 anos quando comparamos com outros campeonatos da Europa como Espanha, Alemanha e principalmente a Inglaterra.

Parma já contou com elenco recheado: Sensini, Buffon, Verón, Cannavaro, Thuram, Crespo e Chiesa faziam parte do time acima que conquistou a Copa da UEFA na temporada 98-99. (foto: tuttocalcio.it)



Nenhum comentário:

Postar um comentário