quinta-feira, 13 de junho de 2013

Neymar pode (e deve) ser cobrado.

A seleção brasileira entra em campo no próximo sábado para estrear na copa das confederações realizada em solo brasileiro contra os japoneses. Com a estréia na competição da FIFA, a seleção espera embalar após a vitória de 3 x 0 sobre os franceses, que tirou o Brasil de um incômodo jejum de quase 4 anos sem vencer uma seleção campeã mundial. Mas o que realmente incomodou no último jogo foi o péssimo futebol apresentado pelo melhor jogador brasileiro da atualidade.

Neymar contra a França foi apático, lento e disperso. Não jogou absolutamente nada e pareceu esgotado fisicamente, culminando com uma substituição sob vaias na Arena Grêmio. O único lampejo de Neymar no jogo foi a escorada no cruzamento de Lucas, deixando a bola à feição para Hernanes marcar o segundo gol brasileiro. E não vem sendo diferente nos últimos jogos da seleção canarinha, já que o agora atacante do Barcelona tem sido alvo de duras críticas da torcida e imprensa brasileira pelo mal futebol apresentado na seleção.

Ainda assim, não se percebe nas declarações de Neymar uma preocupação sobre as performances fracas nessa temporada. Não que ele tenha que se desesperar, mas o tom de suas entrevistas atualmente é de quem acha que está jogando bem. Eu espero que ele só esteja jogando esse discurso pra mídia, e não perca a humildade e a vontade de aprender. Não é porque ele tem um talento absurdo que não tem mais o que evoluir.

O atleta tem de ter a consciência que pode render mais, e ter a inteligência suficiente de buscar outras formas de jogar bem e estar sempre em crescimento constante do seu rendimento. Isso será útil a ele e consequentemente ao Brasil. Cabe aos seus treinadores (no clube e na seleção) fazerem Neymar enxergar o óbvio: que faz tempo que ele vive de gols contra times pequenos do interior paulista e não está aparecendo em jogos grandes. Um atleta de ponta não pode nunca perder a fome de crescer e de se superar. E Neymar aparenta estar se colocando numa zona de conforto perigosa para a sua carreira.

Reclamar das críticas da imprensa não é, nem nunca será um bom caminho. A imprensa (em geral, lógico que existem exceções) fala o que acompanha dentro do campo. E cobra justamente porque Neymar já mostrou que pode ser letal e decisivo. Mas precisa voltar ao grande nível de atuações que um dia já teve.

Pode estar certo de que nesse dia, só haverão elogios para Neymar...

Neymar participa de coletiva da seleção brasileira hoje - Fonte: CBF.com

Um comentário: