quinta-feira, 6 de junho de 2013

Faltam bons treinadores no Brasil?

O título do post traz a questão: Será que o Brasil não está passando por uma  "seca" de treinadores? Ou a péssima fase do atual futebol brasileiro se deve principalmente a ausência de talentos? A 22ª posição no Ranking (ridículo, diga-se de passagem) da FIFA divulgado hoje me fez ter esse questionamento. Não exatamente pelo ranking, pois como já citei acho tosco, mas pela qualidade do futebol praticado no Brasil, vide as rodadas iniciais do campeonato brasileiro.

Após as demissões de Muricy Ramalho do Santos, Silas do Náutico, Jorginho do Flamengo e Guto Ferreira na Ponte Preta, ficamos com a sensação de retorno no tempo, onde a média de demissão no torneio era de um treinador por rodada e os dirigentes sempre tiravam suas responsabilidades jogando tudo nas costas dos treinadores e fazendo média com a massa. De certo modo, isso funcionava tanto com os torcedores quanto com a imprensa. Mas os tempos são outros e a visão do futebol também.

Fica claro que um planejamento por parte das diretorias dos clubes é fundamental para o sucesso de um clube. Saber quais as posições carentes no elenco, como conseguir recursos para gerir o clube e aumentar a torcida, etc. E dentre esses fatores necessário ao planejamento, é a escolha de um bom treinador que se adeque as pretensões da equipe e o objetivo do clube a curto, médio e longo prazo, bancando um verdadeiro projeto.

Entretanto, qual o técnico brasileiro que realmente faz um grande trabalho? Tirando Tite, os técnicos brasileiros estão em baixa, só não enxerga quem não quiser. Abel, o atual campeão brasileiro, faz um trabalho no mínimo questionável no Flu, pois com um elenco caro que possui ganhou um brasileiro tendo o goleiro como principal jogador, salvando a pele da equipe em incontáveis momentos. Muricy Ramalho, o tão badalado multicampeão, fez um trabalho horroroso no Santos. Alguns dirão que venceu a Libertadores, mas mesmo naquela vitória o time foi muito mais na base das individualidades da equipe que se acertou defensivamente e só. O Santos há dois anos não joga absolutamente nada, essa é a grande realidade.



Fico no exemplo desses dois pois são técnicos em mais evidência em clubes atualmente. Mas analisando o Campeonato nacional, excetuando o Atlético Mg e o Corinthians, qual outro time tem um padrão de jogo definido, um futebol minimamente atraente de se ver? Anda duro assistir futebol no Brasil e outros amantes do esporte como eu hão de concordar comigo. Esquemas defasados, cópias mal feitas de estratégias europeias e a imposição de esquemas em detrimento das características do elenco são alguns dos problemas  que enxergo no atual quadro de treinadores no Brasil. Além da falta de humildade de admitir que estamos em inferioridade e precisamos nos reciclar para voltarmos a dominar o cenário mundial do futebol, pois ao contrário do que alguns acham, jogadores bons ainda são produzidos no Brasil, com capacidade de levar a seleção a uma copa do mundo.

E vocês leitores? Temos bons técnicos em profusão?

Obs: Depois de um longo tempo de inatividade, volto a escrever. Agradeço aos amigos que sempre perguntaram pela volta desta "resenha". Por enquanto, não vou prometer periodicidade, mas pretendo atualizar sempre que possível. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário